O que é origami, kusudama e kirigami?

Certamente você já ouviu essas palavras, e você provavelmente já praticou algumas dessas técnicas mesmo sem saber o nome delas. Origami, kusudama e kirigami três são três estilos de origem japonesa para trabalhar papel.

thepapercutnet

Embora sejam três técnicas perfeitamente diferenciadas, a palavra origami é geralmente usada para se referir a todas elas. Quais as diferenças:

 

QUAL É O ORIGAMI?

Origami é a arte japonesa de dobrar papel para obter figuras variadas, estas podem ser flores, animais … Em muitos países também é conhecido como origami.

O que origami significa? A origem da palavra vem do japonês “ori” (dub) e “gami” (papel).

Suas regras fundamentais consistem em:

– Deve ser utilizada uma única folha quadrada.

– É proibida a cola e as tesouras.

– Você pode fazer tantas dobras quanto necessário.

Origami é considerado na cultura japonesa como uma arte educacional fundamental e tem um grande fardo cultural e simbólico, conforme demonstrado na lenda das 1000 guindastes de papel.

Se esta for a primeira vez que você tentar, você pode tentar uma figura mais fácil, como o pássaro de papel:

 

Para trabalhar “mais profissionalmente”, o origami é usado papel especial mais fino, mas seu uso foi estendido para todos os tipos de papel e dobradura, mesmo dobrando servos de papel com formas.

 

QUAL É O KUSUDAMA?

Kusudama é uma variante de origami que consiste em fazer figuras modulares, ou seja, usando vários pedaços de papel. Cada uma de suas partes individuais deve cumprir as regras do origami, ou seja, a partir de uma folha de papel quadrada.

O que significa kusudama? A palavra vem das palavras japonesas “Kusu” (remédio) e “Lady” (esfera) e significa “esfera medicinal”. Tradicionalmente, as áreas de papel foram feitos com formas de flores e bouquet e pendurado acima das camas dos doentes recheado com ervas para ajudá-los a curar.

 

Um famoso exemplo de kusudama é a flor de papel de 5 pétalas com a qual podemos construir esferas de flores:

Embora a generalização seja geralmente chamada de origami para qualquer técnica que consiste em dobrar o papel (eu mesmo fiz na imagem da capa, pois é a palavra que todos sabem), realmente o origami, o kusudama e o kirigami são três técnicas diferentes, se É verdade que os dois primeiros têm muito em comum, mas o termo origami é frequentemente usado indistintamente.

Há muitas outras figuras que podemos criar usando vários pedaços de papel dobrado entrelaçados, e não apenas flores, como esta caixa de papel modular.

 

QUAL É O KIRIGAMI?

“Kirigami é a arte de cortar papel, desenhar com tesoura”, num sentido figurado e claro.

Nesse caso, os números não são formados por dobrar papel, mas por cortá-lo. A idéia é começar com uma folha de papel e cortá-la para obter uma figura diferente.

O que significa kirigami? Seu nome vem das palavras japonesas “kiru” (corte) e “gami” (papel).

Esperamos que tenha gostado.

Para mais Informações Clique em Ponta Pora.!