thepapercunet

Origami: arte de dobrar papel

Quando falamos de arte no papel, certamente vem à mente a bela técnica de arte de origami japonês (折 り), que literalmente significa papel de dobramento (oru) (kami). Ao longo do tempo, esta arte foi derivada em várias técnicas, desde figuras muito simples até estruturas bastante complexas.

thepapercunet

Leia Mais: O que é origami, kusudama e kirigami?

Entre as principais técnicas podemos destacar:

 

Origami

 

Consiste na dobração de figuras, com base em um quadrado perfeito. Nesta técnica, nenhuma cola é usada ou o papel é cortado. Uma das formas mais reconhecidas são as guindastes, que têm sua própria legenda (Senbazuru)

LeiaMais: A Arte de Dobrar Papel

Origami Mobile

 

São origamis com o qual você pode interagir, são brinquedos em papel. Eles podem ser criados a partir de uma ou mais folhas de papel.

 

Origami Modular

 

Este tipo de origami é feito ajustando várias peças idênticas para formar uma figura. Sua complexidade varia de flores simples a figuras complexas conhecidas como Kusudama.

 

Leia Mais: 5 Trabalhos de Kirigami e o 5º Você Vai Adorar!

 

Kirigami

 

Esta é uma variação de origami, que significa papel de corte (kiru) (kami). As técnicas mais tradicionais são aquelas que tentam imitar um floco de neve e os “arquitetônicos” que são uma espécie de pop-up.